Sobre o Projecto

Quem somos: O MCDP é essencialmente uma formação política com o único objectivo de promover a implementação  de um modelo de democracia baseada nos princípios do exercício da cidadania e da democracia participativa, com os cidadãos  envolvidos nos processos decisivos dos seus representantes e do sistema político em geral. Esta plataforma política que poderá vir a tomar a forma de um partido diferirá em organização de todos os restantes partidos existentes ao ter um modelo que proporciona democracia interna, e não que as decisões sejam impostas pelas estruturas internas dos partidos de cima para baixo, com os militantes das bases pouco mais fazendo do que eleger os líderes. Estes modelos partidários são a raiz dos problemas da nossa democracia.

– Como podem os cidadãos eleitores na nossa democracia ser mais do que simples votantes a cada quatro (anos ou menos, se até os militantes dos próprios partidos que governam em democracia, são geridos por elites internas que  os mantêm em silêncio e sem poder de decisão?), se nem os próprios militantes dos partidos tem poder de decisão?

Por esta razão, nós entendemos que é necessário actuar em primeiro lugar nas organizações que têm o poder da democracia, os partidos, e sendo assim defendemos que os mesmos se devem reger por um modelo de organização partidária horizontal, de igualdade das opiniões e em que a opinião maioritária definirá o rumo do partido sempre com a salvaguarda da constitucionalidade.

A nossa missão passa pela criação de um modelo de funcionamento partidário assente na participação dos cidadãos, nomeadamente através das redes e nas novas tecnologias, onde exista uma democracia interna efectiva, e pelo empenho na consequente evolução da nossa democracia para uma democracia participativa .

A não aceitação do referido modelo pelos actuais partidos obrigará certamente à criação de um partido verdadeiramente democrático internamente, para que com a sua penetração no sistema político através de autarquias e da Assembleia da República, se possa introduzir a democracia participativa no sistema político, e devolver assim aos cidadãos do poder que lhes foi usurpado pela classe politica.

Com vista a atingir os objectivos anteriormente descritos o MCDP desenvolverá a concepção do referido modelo, incentivando a adopção e respeito por estes principios pelos partidos existentes, e iniciará a sua implementação, aquando da sua formalização como partido, envolvendo ao máximo a sociedade civil nesta tarefa  por forma a que de uma forma duradoura, seja possível envolver os cidadãos no acto de governação do seu país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s